domingo, 12 de abril de 2009

Atividades 2 da Disciplina Seminário

Como professora de Arte no ensino fundamental, acredito que o professor deve antes de tudo valorizar o aluno e a sua produção. Ele deve perceber a possibilidade de se expressar com um lápis e uma folha de papel. Desta forma ele se sentirá seguro para expor pensamentos através do desenho, representar o que lhe é pedido ou o que lhe for conveniente, derrepente, até mesmo sobre sua realidade cotidiana. E fácil perceber a grande insegurança que domina nossos alunos, consequência de um sistema educacional construído sobre condicionamentos interessados na moldagem, ou modelagem, de alunos de mentes e traços uniformizados.
Adquirindo confiança, ele se sentirá seguro de si e capaz de elaborar desenhos e várias outras atividades.

4 comentários:

  1. Como trabalhar o desenho em sala de aula?

    Para se trabalhar o desenho em sala de aula, primeiramente devemos levar alguns pontos em consideração.

    De acordo com Lúcio Costa, em seu texto "O ensino do desenho", ensiná-lo visa desenvolver o hábito da observação, gosto pela precisão, reavivar a pureza de imaginação, o dom de criar e o lirismo natos em qualquer indivíduo.

    Logo ensinar desenho constitui uma arte. Então, como ensiná-lo?

    O ensino de técnicas, de atividades que proporcionem melhor compreensão do mundo das formas, das cores, dos traços, dos riscos, tudo isso aliado ao desenvolvimento do hábito da observação e de criação podem favorecer o processo de confiança do indivíduo em si mesmo e consequentemente o ato de desenhar.

    Quais materiais utilizar?

    O mais diversificado possível. Lápis, caneta esferográfica, canetinha hidrocor, pincéis Pilot, giz de cera, tintas diversas, pincéis finos, médios, grossos, giz de quadro negro, cola colorida, papéis diversos, sucatas, fios, linhas,massinhas, argila, isopor, madeira, vidro, azulejo, cortiça, estopa, tecido.

    Como criar motivações para o desenho?

    Primeiramente, o profissional destinado ao ensino do desenho deve ser um estudioso e bastante esclarecido a respeito da questão.Deve ser um entusiasta!

    Motivação é algo contagioso!! Claro que apenas isso não basta.

    Aulas dinâmicas, diversificadas, valorização dos trabalhos realizados, exposições de materiais construídos, visitas a museus, acervos públicos, monumentos e pontos turísticos da cidade, visitas e entrevistas com artistas da terra , tudo isso aliado ao ensino da técnica apurada podem motivar o aluno a praticar a arte de desenhar.

    ResponderExcluir
  2. O desenho deverá ser trabalhado na sala de aula, aproximando todas as áreas do conhecimento num processo de criação permanente. O início do desenho está pautado no pensar e fazer refletindo sobre as próprias tentativas.

    Os materiais a serem utilizados vão desde os mais clássicos como: papel, lápis, carvão vegetal, caneta, lapiseira, e os mais sofisticados como o computador.

    A motivação para o desenho é o ponto incial para ocorrer a produção do desenho na sala de aula. Criar motivação está associado aos sentidos do ser humano. Palvras chave: Conhecer e explorar com identidade própria e sensibilidade apurada.

    ResponderExcluir
  3. O desenho em sala de aula deve ser trabalhado de forma livre e natural, o professor não deve interferir sugerindo cores ou aconselhando arranjos ou mostrando figuras, deve deixar os alunos divagarem com a mais absoluta liberdade . É importante elogiar e criar um ambiente agradável para o desenvolvimento do desenho.

    Aguçar a curiosidade e o espírito de invenção é primordial nas aulas de desenho além de manter o interesse e a curiosidade dos alunos. Outro ponto importante é nunca dar notas nos desenhos.Aprender a ver é o maior segredo da arte do desenho.

    Devemos utilizar materiais que estimulem o desejo para o desenho. Tintas variadas, pincéis , lápis coloridos ,giz de cera, lápis próprios para o desenho que facilitam aplicação de efeitos, enfim , são muitos os materiais que podemos utilizar.

    A motivação para o desenho vem através do estímulo que o professor propõe. Devemos propor atividades com o desenho que irão permitir ao aluno explorar sua criatividade e não como uma atividade para passar o tempo ou cumprir um programa . Um exemplo que tenho em minha experiência profissional com alunos da educação infantil é que eles adoram ouvir uma história antes de desenhar, ou mesmo cantar ou ouvir música ao desenhar.Quando é apresentado um material diferente eles gostam muito , como por exemplo : desenhar com carvão ou sobre uma lixa.

    ResponderExcluir