terça-feira, 14 de abril de 2009

Atividade 3- Desenho

Estive visitando alguns sites sobre desenho, pude perceber que existe muito mais do que eu imaginava. Fique surpresa com a vastidão de possibilidads e técnicas. Eu que muito pouco sei sobre desenho, fiquei até um pouco assustada e preocupada com a possibilidade de chegar ou não uma daqueles estágios.
Especialmente o site Desenho: materiais, instrumentos e técnicas. Ele nos fornece esclarecimentos de fácil entendimento sobre desenhos, técnicas e materiais.


4 comentários:

  1. No site diariografico há bastante dicas sobre desenhos. O autor disponibiliza suas obras e narra em alguns momentos as técnicas aplicadas na produção de suas telas.

    Achei muito interessante poder observar os desenhos feitos pelos alunos. Há vários temas desenvolvidos através de ilustrações. Meus temas preferidos foram: partes do corpo, culinária e uso de imagens pré-existentes. Sobre esse último mais ainda, pois é o tema que estou praticando no momento, nos exercícios de desenhos.

    O site desmat.no.sapo.pt disponibiliza a história do desenho, sua influência cultural. O que considerei mais interessante foi ter conhecido diferentes materiais de pintura e desenho. Destaco um material que eu não tinha conhecimento, a sanguínea que é uma espécie de giz vermelho mistura de caulino e hematite e tem um tom castanho-avermelhado escuro, semelhante à terracota e existe numa só dureza.

    Começou a ser usada com profusão por volta de 1500. Leonardo da Vinci usa a sanguínea de forma notável. Usado para ilustrar corpos humanos no decorrer da história devido a sua cor quente e suave.

    Adorei todos os desenhos disponibilizados no site cadernodedesenhos. Gosto desse tipo de traçado, combinações de cores, contorno e tema. O site disponibiliza obras de vários artistas.

    Acessei o blog da Simone Mendes. Muito gracioso! Ela posta suas ilustrações com recadinhos muito animados e posta também suas obras em vários processos de criação e produção. Gosto de ilustrações de temas infantis.

    Adorei sua linguagem verbal e visual, além do traçado de suas ilustrações. Foi o que considerei mais interessante: sua forma de se comunicar.

    Escolhi com muita dificuldade, uma ilustração da Simone, rsrsrs. Foi difícil, pois gostei de todas!

    ResponderExcluir
  2. Utilizei os sites sugestionados, e a colocação dos conteúdos superou minhas expectativas. Com certeza estarei fazendo um diário gráfico, e até arriscarei produções com os materiais que passei a conhecer.

    Estas são produções capturadas no site em aguarela e Tinta sépia
    http://200.137.64.82/file.php/blog/attachments/43/arquivo_sobre_desenho.doc

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de visitar estes sites. Apresentam uma linguagem clara e interessante sobre a arte de desenhar.

    ResponderExcluir